segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Naturopatia

A medicina natural também chamada de naturopatia é uma medicina alternativa complementar, que enfatiza a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se. Naturopatas utilizam recursos naturais como ervas e alimentos ao invés de fármacos sintéticos e cirurgias. A naturopatia inclui muitas modalidades de tratamento, tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente, que pode ser acompanhada juntamente com a medicina alopática.
Este tipo de prática, aborda o paciente como se fosse único e os tratamentos são específicos para cada pessoa.
Os médicos naturopatas não se limitam a tratar apenas os sintomas de seus pacientes. Desenvolvem uma série de técnicas para encontrarem uma causa paralela à doença. No consultório, observam também a conduta emocional, o caráter e são utilizados diversos exames clínicos tais como: palpação, avaliação das unhas, pulso, observação da fala, língua, ouvidos, entre outros.
Todas as doenças têm a mesma causa: excesso de toxinas no sangue e na linfa, que provocam a degeneração das nossas células e pensamentos. Estas podem ser provocadas por uma má alimentação, ou até pela falha ou mmau funcionamento de um determinado órgão essencial ao circuito alimentar ou de eliminação.
As nossas defesas tentam sempre evitar a intoxicação, obrigando o circuito excretor a cumprir a sua missão de expedir todas as toxinas e resíduos para o exterior, antes que hajam distúrbios celulares.
Sintomas como dores, febre, tonturas, vómitos, diarreias são como uma espécie de campainhas que estão a tocar para nos avisar que há algo de errado para corrigir com urgência, a fim de evitar uma situação aguda.
Tentamos abafar as dores com uma massagem ou aspirinas….andamos a semear e colher mais tarde…. A causa principal continua e vai-se multiplicando….
Todos sabemos que a falta de equilíbrio e harmonia entre todos os órgãos do nosso corpo conduz a doença; por esta razão, para termos saúde é necessário apenas e somente que vivamos harmoniosamente com todas as forças da Natureza, Físicas e Espirituais.

Anabela Martins
Especialista em Naturopatia

Sem comentários:

Enviar um comentário